[weglot_switcher]

Face Oculta. Armando Vara sai hoje em liberdade após dois anos preso (com áudio)

Armando Vara tinha sido condenado a uma pena de prisão de cinco anos no âmbito do processo Face Oculta.
11 Outubro 2021, 10h49

O ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, Armando Vara, sai esta segunda-feira em liberdade, depois de cumprir uma pena de dois anos de nove meses de prisão.

O antigo-ministro abandona assim o Estabelecimento Prisional de Évora antes de ter a pena totalmente cumprida. Armando Vara tinha sido condenado a uma pena de prisão de cinco anos no âmbito do processo Face Oculta.

A “RTP” avança que foi concedido um perdão da restante pena ao ex-administrador. De acordo com o canal público, o perdão foi promovido pelo Ministério Público e foi autorizado pelo Tribunal de Execução de Penas. Vara é hoje libertado por causa do regime excecional criado durante a pandemia, aplicado a quem já tivesse cumprido metade da pena a que tinha sido sentenciado.

Armado Vara foi preso a 16 de janeiro de 2019, tendo sido condenado por três crimes de tráfico de influências. Aquando da condenação, os juízes consideraram que o ex-ministro recebeu 25 mil euros de Manuel Godinho em troca de contactos para favorecer as empresas do mesmo.

Assim, Armando Vara fica em liberdade antes do fim da data prevista, em outubro de 2023. A defesa do ex-administrador da CGD já tinha realizado vários pedidos de liberdade condicional, embora tenham sido todos negados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.