A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou esta segunda-feira dois locais adicionais para a produção de Comirnaty, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer.
Segundo comunicado da EMA, “uma unidade, estará localizada em Monza, Itália e ser operada pela Patheon Italia SpA. A outra unidade estará situada em Anagni, também na Itália, e será operada pela Catalent Anagni”.
A EMA diz que estes estes novos sítios vão produzir até 85 milhões de doses adicionais para abastecer a União Europeia (UE) em 2021. Estas recomendações não requerem uma decisão da Comissão Europeia e os locais podem ficar operacionais imediatamente.
No documento, a EMA sublinha que “está em diálogo contínuo com todos os titulares de autorizações de introdução no mercado de vacinas Covid-19, na procura de expandir a sua capacidade de produção para o fornecimento de vacinas. A agência fornece orientação e aconselhamento sobre as evidências necessárias para apoiar e agilizar os pedidos de adição de novos locais ou aumento da capacidade dos locais existentes para a fabricação de vacinas Covid-19 de alta qualidade”.
A EMA também aprovou uma “formulação da Comirnaty”. “Esta formulação não requer diluição antes da administração, estará disponível em embalagens de dez frascos (60 doses) e pode ser armazenada a temperaturas entre 2-8 graus durante dez semanas. A formulação concentrada atual requer diluição antes da administração, está disponível em embalagens com 195 frascos (1.170 dose) e pode ser armazenada a temperaturas que variam entre 2-8 graus”, sublinha a Agência Europeia do Medicamento.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com