A fundação EDP Inovação foi um dos dois vencedores portugueses do concurso da Comissão Europeia Horizonte 2020 sobre Pacto Ecológico Europeu.
De acordo com a nota divulgada por Bruxelas, esta quarta-feira, foram selecionados um total de 73 projetos para financiamento no valor de mil milhões de euros. A EDP Inovação foi uma das vencedoras depois de se ter candidatado com o projeto Green2Sines, que visa contribuir para que a Europa alcance a eletrólise ecológica e a um preço acessível à escala do GW, em 2030, “desenvolvendo e demonstrando um eletrolisador alcalino pioneiro de 100 MW em TRL8, impulsionando a expansão, normalização e automatização da produção”.
O segundo vencedor foi o Centro de Estudos Sociais, que, através do projeto Phoenix, está desenvolver um processo interativo a fim de aumentar o potencial transformador das inovações democráticas para abordar temas específicos do Pacto Ecológico Europeu em onze projetos-piloto em sete países.
O comunicado informa que este foi o último convite à apresentação de propostas no âmbito do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) para 2014-2020, que representa um marco no sentido de alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
A Comissão lançou o convite à apresentação de propostas em setembro de 2020, versando diretamente as principais prioridades do Pacto Ecológico Europeu e abrindo caminho a novas iniciativas de investigação e inovação do mesmo género, no contexto do Horizonte Europa, o programa de investigação e inovação da UE para 2021-2027.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com