A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vai reunir esta segunda-feira com a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, com a inflação a dominar a agenda.
Segundo a agenda da reunião que irá decorrer entre as 10 horas e as 13 horas (hora de Lisboa), a meta de inflação revista pelo banco central, assim como o rápido aumento nos custos de habitação e o impacto para o método de previsões do BCE vão estar em cima da mesa.
Em julho, a instituição presidida por Christine Lagarde anunciou uma alteração da meta da inflação para 2%, atualizando o anterior mandato de promover a estabilidade de preços de uma inflação abaixo, mas perto de 2%. No entanto, admitia existirem períodos transitórios durante os quais a inflação se poderá fixar “moderadamente” acima da meta.
“Quando a economia está a funcionar próximo do limite inferior das taxas de juro nominais, são necessárias medidas de política monetária particularmente vigorosas ou persistentes para evitar que desvios negativos do objetivo para a inflação se enraízem. Tal pode também implicar um período transitório, durante o qual a inflação se situe moderadamente acima do objetivo”, assinalou na altura o Conselho de Governadores.
O BCE manteve também o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) como a medida que considera adequada para avaliar a estabilidade de preços, Contudo, reconheceu que “a inclusão dos custos da habitação ocupada pelo proprietário no IHPC representaria melhor a inflação relevante para as famílias e que a inclusão da habitação ocupada pelo proprietário no IHPC é um projeto plurianual”.
Neste sentido, prevê incluir, nas avaliações da política monetária, medidas da inflação que incluem estimativas iniciais dos custos da habitação ocupada pelo proprietário para complementar o seu conjunto de medidas da inflação mais amplas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com