Gestores de ‘hedge funds’ receiam que a duras perdas sofridas em Janeiro de 2021 se podem vir a repetir em 2022 se os reguladores norte-americanos avançarem com as reformas ao crédito de valores mobiliários, uma das práticas mais obscuras dos mercados financeiros.
Este medo vem depois de um subgrupo da popular rede social Reddit r/wallstreetbets se ter juntado e comprado títulos da empresa GameStop, inflacionando o valor da empresa em bolsa e fazendo assim um ‘short squeeze’ aos investidores institucionais que acreditavam que a empresa desceria o seu valor por ação.
A reguladora norte-americana, SEC, garante porém que está determinada em prevenir que a situação se repita. Gary Gensler, Chairman do SEC disse em Novembro que estava na hora de criar alguma transparência no crédito de valores mobiliários. Para isso o SEC propôs extensas reformas que visam a criação de uma taxa que os ‘hedge funds’ paguem para investir com crédito de valores mobiliários e que lucrem com a queda da empresa, conhecido como “short selling”.
Para além desta taxa, está também proposto um aumento da transparência nos normais disclosures feito pelos ‘hedge funds’.
Jennifer Han, responsável pelos assuntos regulatórios do Managed Funds Association, um grupo que representa alguns fundos de investimento diz que as propostas do regulador “não estão bem desenhadas” e podem criar mais volatilidade “levando a situações semelhantes àquelas vividas com a GameStop”. A MFA demonstrou-se “extremamente preocupada” que outros participantes no mercado possam acompanhar as transações dos fundos de investimento e investir no contrário com a maior transparência proposta, mesmo que a informação seja anónima. Igualmente preocupada demonstrou-se a Alternative Investment Management Association.
Em sentido contrário, Carson Block, fundador da Muddy Waters Research, disse que maior transparência será benéfico para todos os participantes de mercado.
A procura dos ‘hedge funds’ levou o custo do crédito de valores mobiliários da empresa GameStop a crescer mais de 100% durante o segundo trimestre. Para comparação, as taxas médias de crédito de valores mobiliários rondavam os 1,5% na mesma altura.
As receitas provenientes do crédito de valores mobiliários das ações da GameStop atingiram os 106 milhões de euros (121,7 milhões de dólares) nos 18 meses que terminaram a 30 de junho, de acordo com IHS Markit.
A BlackRock, que ganhou 486 milhões de euros (555 milhões de dólares) com crédito de valores mobiliários no ano passado, disse que a comunicação intradiária forneceria “baixo valor informativo” ao SEC, ao mesmo tempo que colocaria custos adicionais significativos aos credores. A BlackRock quer que o prazo para a apresentação de disclosures seja alterado para o fecho do dia seguinte.
De acordo com a IHS Markit, o valor médio diário das ações norte-americanas em crédito de valores mobiliários, é superior a 470 mil milhões de euros (540 mil milhões de dólares) no primeiro trimestre, em comparação com 375 mil milhões de euros (428 mil milhões de dólares) para o conjunto do ano anterior. O total de receita gerada pelo crédito de valores mobiliários foi de 1,7 mil milhões de euros (1,9 mil milhões de dólares) no primeiro semestre do ano passado e 2,8 mil milhões de euros (3,3 mil milhões de dólares) em todo o ano de 2020.
De acordo com o SEC, o valor total do crédito de valores mobiliários nos Estados Unidos rondava os 1,3 triliões de euros (1,5 triliões de dólares) no final de setembro de 2020. Estes dados são, no entanto, incompletos e indisponíveis para o público em geral. Atualmente os dados são apenas reportados duas vezes por mês, significando que os participantes no mercado dependem frequentemente de dados antigos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com