É com muito orgulho que tenho assistido à evolução da área biotecnológica nos últimos 20 anos e ao seu impacto positivo na vida dos doentes. Tive a oportunidade de fazer parte de empresas inovadoras, essencialmente na área da Oncologia e assisti a desenvolvimentos impressionantes a nível de esperança e qualidade de vida.

Hoje em dia, um cidadão europeu pode viver até 30 anos mais do que há um século atrás e o desenvolvimento de novas terapêuticas teve um papel preponderante para que isso acontecesse.

Um dos fatores que obviamente tem contribuído para estes avanços, prende-se com o elevado crescimento que se tem assistido a nível de investimento na área da saúde. Só em 2021, foram angariados 44 mil milhões de dólares a nível mundial em inovação na área da saúde – o dobro de 2020 – e a aquisição de empresas na área da saúde e de Health Tech aumentou 50%.

Tanto o financiamento privado como público na área da biotecnologia continuará a crescer a uma velocidade alucinante. Por exemplo, o financiamento através de capital de risco atingiu os seus níveis mais elevados em 2020, quase três vezes mais capital foi angariado a nível Global através de OPA em 2020 do que em 2019.

Uma forma mais recente de financiamento, através das special purpose acquisition companies (SPAC), está a nascer como uma alternativa de financiamento que cada vez mais empresas em formação na área da biotecnologia estão a explorar.

Com este nível de investimento, prevê-se que a “saúde digital” continue a acelerar este ano para tornar os cuidados aos doentes mais precisos, personalizados e conectados. A “Internet das Coisas” e algoritmos com base em inteligência artificial, continuarão a melhorar a produtividade do diagnóstico e tratamento dos doentes e originarão avanços tremendos a nível de I&D.

No entanto, continuam a existir muitos desafios e áreas onde o avanço científico não tem sido suficiente, particularmente em doenças como o Alzheimer, certas doenças oncológicas (pâncreas) ou doenças raras. A nossa missão está longe de estar acabada.

A Indústria Farmacêutica, motor central de inovação em Biotecnologia, emprega neste momento mais de 800 mil pessoas na Europa, um crescimento de 50% em vinte anos e a perceção pública do sector também melhorou substancialmente. Um estudo de mercado recente mostrou que 54% dos americanos classificam positivamente a Indústria Farmacêutica, em comparação com os 32% que o fizeram antes da pandemia.

Nunca houve melhor altura na história da humanidade para construir ou aprofundar uma carreira na área da saúde/biotecnologia. Estou convencido de que os avanços dos próximos dez anos serão ainda mais impressionantes e criarão oportunidades e impacto na vida dos doentes numa escala nunca vista.