A Volkswagen Digital Solutions (VWDS) – hub tecnológico do Grupo Volkswagen em Portugal, tem a ambição de chegar aos 300 colaboradores até ao final de 2021. Para tal, o braço digital do grupo alemão tem como meta chegar a, pelo menos, 450 colaboradores em 2023 e, por isso, vai contratar 100 pessoas em Portugal.
A estratégia de crescimento da equipa da VWDS aponta para o recrutamento de um total de 100 pessoas durante 2021 em território nacional, chegando assim aos 300 colaboradores no final do ano. “Este é um reforço da contínua aposta da empresa alemã em Portugal, com a entrega de novos desafios às equipas baseadas em Lisboa”, refere a empresa em comunicado.
A empresa está a recrutar para as suas três unidades de desenvolvimento tecnológico: Application Management Services (AMS) encarregue de fazer o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen, como a SEAT, a Skoda ou a Audi. Para o MAN Digital Hub (MDH) que desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus, e para o Software Development Center (SDC:LX) que desenvolve produtos digitais centrados no utilizador e através de metodologias como o pair-programming e user-centric design, para várias marcas do grupo.
O conjunto de perfis, segundo a empresa, é “bastante variado”, uma vez que a VWDS procura desde Software Developers (programadores) a funções de suporte, Product Managers e Product Designers. As posições em aberto estão disponíveis na página da empresa. A empresa refere que a base de trabalho desenvolvida será sempre através de metodologias Agile.
Atualmente, a equipa é composta por 200 profissionais de mais de 16 nacionalidades que, para além de Portugal, estão espalhadas por países como a Sérvia, o Brasil, a Irlanda, a Roménia, a África do Sul e a Índia. “A estratégia de recursos humanos tem apostado na diversidade como um pilar da sua cultura e, por isso, a equipa da WVDS é intergeracional, num equilíbrio entre talento jovem e perfis com maior experiência e maturidade, e onde 25% do seu talento é composto por mulheres”, sublinha a empresa.
“O talento é o grande trunfo da VWDS. A criação de tecnologia e inovação que estamos a desenvolver tem impacto nos produtos do Grupo Volkswagen em todo o mundo. Para nós, o investimento na nossa empresa é um voto de confiança, mas também a confirmação de que a comunidade tech baseada em Portugal tem todo o potencial para responder aos grandes desafios da transformação digital do grupo”, explica Teresa Relvas, diretora de Corporate Functions e responsável de gestão de talento na empresa.
A Volkswagen Digital Solutions é uma das empresas dedicadas à criação de soluções tecnológicas para as várias identidades do grupo alemão, exportando a sua inovação e produtos para todo o mundo. Tem-se revelado uma peça fundamental para desafiar o status quo de um Grupo com mais de meio milhão de colaboradores espalhados por todo o mundo e com história de produção fabril.
À data da inauguração do espaço que acolheu a primeira equipa, as estimativas iniciais de crescimento da empresa eram já ambiciosas até ao final de 2020. No entanto, com o passar do tempo houve a necessidade de se adaptar a estratégia e ajustar as equipas por forma a estabelecer um crescimento mais consistente e a proporcionar uma melhor experiência para as pessoas que se têm juntado à Volkswagen Digital Solutions. Mesmo em ano de pandemia, foram recrutadas mais de 80 pessoas em menos de seis meses.
A criação da Volkswagen Digital Solutions está diretamente relacionada com a estratégia de crescimento e digitalização das marcas do Grupo Volkswagen. A aposta em Portugal, por seu turno, tem a ver com vários fatores, como bom talento, uma comunidade tech em crescimento, boa qualidade de vida e nível de formação, entre outras. Para 2023 a VWDS ambiciona chegar pelo menos aos 450 colaboradores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com