A EFIKI é um projeto que pretende digitalizar as cozinhas comerciais, tornando funções que são feitas manualmente, como verificar a temperatura dos frigoríficos, em funções automatizadas.
O projeto está a ser desenvolvido por Rita Ezequiel, aluna do Curso Técnico e Superior Profissional de Cozinha e Produção Alimentar da Universidade da Madeira. O objetivo é, para além do registo automático das temperaturas dos frigoríficos e congeladores, alertar para os prazos de validade dos produtos em stock, ter relatórios em tempo real e alertar para avarias nos equipamentos.
“Há tarefas que são feitas manualmente na cozinha que são uma grande sobrecarga para quem trabalha e que já tem tanta coisa para fazer. Nós estamos a viver uma era de digitalização, de transformação digital, e esta é uma área que inevitavelmente também será automatizada. No fundo, a EFIKI é um software que é instalado nos equipamentos que existem na cozinha e que vai fazendo isso automaticamente. Agrega-se informação, fica no software, e depois as pessoas competentes de analisar esses dados têm isso em tempo real”, explica.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com