[weglot_switcher]

Três dicas para realizar compras online de forma mais segura

Nas compras feitas através da internet, não se esqueça que “todo o cuidado é pouco”. Consulte três dicas para assegurar que faz as suas compras online em segurança.
11 Fevereiro 2022, 07h45

Fiz uma compra a um vendedor particular, quais são os meus direitos?

Nas compras a vendedores particulares não beneficia dos mesmos direitos quando compra a um vendedor profissional. É assim que determina a lei de defesa do consumidor. Pelo que que numa compra feita a um particular pode ter vantagens como seja um preço mais reduzido, mas em caso de se verificar algum problema, como seja um defeito ou falta de qualidade, não tem direito à garantia, ou seja o vendedor particular não tem obrigação de reparar ou reembolsar.

Ainda, particularmente nestas compras, deverá ter especial cuidado ao realizar pagamentos por transferência bancária, na medida em que pode ser vítima de burla e não receber sequer os bens adquiridos. Será mais seguro realizar o pagamento e entrega do bem presencialmente. Selecione como ponto de encontro um local público, como uma praça ou um centro comercial.

 

O que acontece se comprar produtos contrafeitos na Internet?

Na internet, e em especial nas redes sociais, existem em circulação muitos produtos de origem duvidosa e contrafeitos, podendo o consumidor deparar-se com ofertas que não são o que parecem. Antes de comprar tente saber a origem dos produtos e nunca adquira produtos que lhe ofereçam dúvidas.

Desconfie sempre de ofertas demasiado generosas. Existe sempre o risco de a imagem apresentada pelo vendedor ser a de um produto original e vir a ser-lhe enviada uma cópia.

 

Nas compras da internet, devo escolher o site onde o produto é mais barato?

Quer nos motores de busca, quer nas ferramentas de comparação de produtos, os resultados com preços mais baixos aparecem geralmente em primeiro lugar, sendo o preço um dos argumentos mais destacados pelos vendedores para tentar conseguir uma venda.

No entanto, escolher o preço mais baixo nem sempre é a melhor escolha, pois um preço demasiado baixo pode estar associado a uma fraude, ou à venda de produtos contrafeitos, ou a comerciantes que apostam tudo no preço de venda, descurando obrigações como a resposta a reclamações ou a assistência pós-venda dos seus clientes.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.