Com o preço dos combustíveis a subir de forma desenfreada e com a gasolina aditiva já a dois euros o litro, a Selectra analisou a poupança semanal quando se opta por um carro elétrico. A consultora analisou dois carros da marca Nissan, o Leaf movido a eletricidade e o Micra movido a combustível fóssil.
A Selectra realizou os cálculos aquando da comparação dos dois veículos tendo em conta as características de cada carro.
Aquando do carregamento de um veículo elétrico — bem como os diferentes postos de combustível —, o abastecimento pode ser realizado em casa ou num posto público. Na primeira alternativa, a Selectra faz questão de mencionar que o tempo médio de carregamento é de oito horas para atingir 100 quilómetros de autonomia, enquanto num carregamento público existem dois tipos de postos: carregamento normal ou rápido.
Percorrendo 20 quilómetros por dia, ou 140 quilómetros por semana, o Micra a gasolina gastaria 14,70 euros ou 13,52 euros quando movido a gasóleo. Ora, no Leaf os preços variam entre os 2,56 euros ou os 4,97 euros, dependendo do local e do horário em que o carregamento é efetuado.
“A disparidade de preços entre o carro convencional e o elétrico é bastante notória”, escreve a Selectra, adiantando que é preciso ter em conta que os valores são baseados numa estimativa,” visto que vão sempre divergir consoante a tarifa de eletricidade que tiver contratada ou da empresa que escolher para abastecer o seu carro”.
A empresa adianta ainda que as tarifas de eletricidade para carregamento de carros elétricos têm aumentado. A Galp atualizou o tarifário duas vezes desde o início do ano, tendo passado de 0,163 euros por kWh em horas de vazio para 0,189 euros e de 0,213 euros por kWh para 0,239 euros em horas de vazio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com