O rublo, a divisa russa, perdeu 62,1% do seu valor desde o começo da invasão da Ucrânia por parte da Rússia, no passado 24 de fevereiro, e depois do Ocidente ter isolado este segundo país financeiramente.
A moeda russa chegou esta segunda-feira a um novo mínimo histórico, caindo até aos 132 rublos por dólares e até aos 144 rublos por euros.
A nova depreciação da moeda chega depois dos EUA anunciarem que estão em conversações “muito ativas” com a União Europeia para proibir as importações de petróleo da Rússia, uma nova tentativa de asfixiar a economia russa em retaliação à guerra na Ucrânia.
A agência de rating Moody’s também baixou a nota de crédito soberano do Governo russo de “B3” para “Ca”, na expectativa de que os controlos de capital pelo banco central russo irão restringir os pagamentos transfronteiriços, incluindo o serviço da dívida das obrigações do Governo.
“A descida para ‘Ca’ é motivada por grandes preocupações acerca da vontade e capacidade da Rússia de cumprir as suas obrigações de dívida”, disse a agência em comunicado, onde também indica que a perspetiva do país continua negativa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com