A operadora de micromobilidade, Bird, uniu forças à rede de bicicletas públicas da Gira e vai agora passar a mostrar em tempo real a localização das estações e o número de bicicletas elétricas partilhadas disponíveis em cada posto.
Em comunicado, divulgado esta terça-feira, as duas partes notam que esta parceria visa reforçar a aposta na mobilidade sustentável, que tem aumentado na cidade de Lisboa, e pretende também reduzir a dependência do uso de veículos emissores de carbono na cidade, nomeadamente carros movidos a combustíveis fósseis.
“Estamos incrivelmente entusiasmados com a parceria com a Gira, já que aumenta o acesso a alternativas de transporte amigas do ambiente em Lisboa, e agradecemos à cidade e, em particular, aos responsáveis da Câmara Municipal e EMEL, a total e tão preciosa colaboração em todo este processo”, aponta Brian Buccella, vice-presidente para as relações institucionais da Bird.
Desta forma, a rede de bicicletas Gira associa-se ao programa Smart Bikeshare da Bird, um projeto que integra o próprio serviço da marca e parcerias com redes de bicicletas locais, como é exemplo agora a gerida pela EMEL e pela Câmara de Lisboa.
Este projeto foi desenvolvido para complementar os programas públicos já existentes de bicicletas partilhadas. Lisboa junta-se assim a cidades como Bordéus, Florença, Oslo, Los Angeles e Detroit, enquanto cidade parceira da Bird “para impulsionar a adoção de alternativas de transporte amigas do ambiente”.
“Portugal está, rapidamente, a tornar-se líder na Europa, neste tão desejado e necessário compromisso com a mobilidade sustentável e na Bird estamos empenhados em continuar a ser o seu principal parceiro operacional, expandindo os nossos serviços e levando às localidades de todo o país a nossa mais recente e inovadora tecnologia”, nota o responsável da Bird, em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com