O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, falou esta segunda-feira com o homólogo português, Augusto Santos Silva, sobre a situação no terreno e concordaram com a necessidade de aumentar a pressão junto da Rússia, anunciou no Twitter. “Sublinhei a necessidade de acelerar a adesão da Ucrânia à UE [União Europeia]”, escreveu.
Call with Portuguese Foreign Minister Augusto Santos Silva. Grateful to Portugal for supporting Ukraine as we defend ourselves and Europe from Russian aggression. We agree on the need to elevate pressure on Russia. I underscored the need to speed up Ukraine’s accession to the EU.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 14, 2022
Durante este dia, Kuleba falou ainda com a homóloga sueca, Ann Linde, e os tópicos de discussão os mesmos: mais sanções pesadas para a Rússia de modo a impedir mais crimes de guerra e mortes de ucranianos, para além da questão da adesão ao espaço comunitário. O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavuşoğlu, com quem também conversou hoje, colocou-o ao corrente “dos esforços para colocar um fim à guerra” e ambos concordaram em “continuar a coordenar os passos conjuntos para restaurar a paz na Ucrânia”, tendo agradecido “à Turquia a sua solidariedade neste momento difícil.
Os tweets surgem naquele que é o 19º dia de guerra. Até domingo, pelo menos 636 civis morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa e pelo menos 1.125 civis foram feridos, segundo a ONU. Ademais, mais de 2,8 milhões fugiram do país.
Esta segunda-feira decorreu a quarta ronda de negociações — de forma virtual —, que entretanto alvo de “pausa técnica” até terça-feira, segundo avançou no Twitter o negociador ucraniano Mykhailo Podoliak, “para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais”.
Mais cedo durante o dia de hoje, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky descreveu-as como “conversas difíceis”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com