[weglot_switcher]

“Concordámos em aumentar a pressão junto da Rússia”. Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano fala com Santos Silva

Sublinhei a necessidade de acelerar a adesão da Ucrânia à UE  [União Europeia]”, tweetou na sequência da chamada telefónica que decorreu esta segunda-feira.
mfa.gov.ua
14 Março 2022, 16h10

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, falou esta segunda-feira com o homólogo português, Augusto Santos Silva, sobre a situação no terreno e concordaram com a necessidade de aumentar a pressão junto da Rússia, anunciou no Twitter. “Sublinhei a necessidade de acelerar a adesão da Ucrânia à UE  [União Europeia]”, escreveu.

Durante este dia, Kuleba falou ainda com a homóloga sueca, Ann Linde, e os tópicos de discussão os mesmos: mais sanções pesadas para a Rússia de modo a impedir mais crimes de guerra e mortes de ucranianos, para além da questão da adesão ao espaço comunitário. O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavuşoğlu, com quem também conversou hoje, colocou-o ao corrente “dos esforços para colocar um fim à guerra” e ambos concordaram em “continuar a coordenar os passos conjuntos para restaurar a paz na Ucrânia”, tendo agradecido “à Turquia a sua solidariedade neste momento difícil.

Os tweets surgem naquele que é o 19º dia de guerra. Até domingo, pelo menos 636 civis morreram na Ucrânia desde o início da invasão russa e pelo menos 1.125 civis foram feridos, segundo a ONU. Ademais, mais de 2,8 milhões fugiram do país.

Esta segunda-feira decorreu a quarta ronda de negociações — de forma virtual —, que entretanto alvo de “pausa técnica” até terça-feira, segundo avançou no Twitter o negociador ucraniano Mykhailo Podoliak, “para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais”.

Mais cedo durante o dia de hoje, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky descreveu-as como “conversas difíceis”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.