O presidente ucraniano escreveu uma carta à família do jornalista norte-americano morto no país. Brent Renaud foi abatido a tiro no domingo durante um ataque russo a Irpin, perto de Kiev.
Renaud circulava de carro com um colega seu e um civil ucraniano. Na sua carreira, foi jornalista e vídeo repórter na NBC, New York Times e Vice, tendo vencido dois prémios de jornalista, o DuPont Award e o Peabody.
“É com grande tristeza que estou a escrever estas condolências”, começa por dizer Volodymyr Zelensky na missiva.
“Um corajoso e talentoso jornalista, Brent perdeu a sua vida ao documentar a tragédia humana, devastação e sofrimento de milhões de ucranianos. Com toda a sua coragem e determinação, ele viajou para as mais perigosas zonas de guerra para filmar o mal, que também está a ser infligido à nossa nação pelo estado agressor”
“O povo da Ucrânia, que está a lutar contra o regime russo para defender a sua pátria e a democracia no mundo, está de luto convosco”, escreveu.
“Que a vida de Brent, o seu serviço e sacrifício possam inspirar gerações de pessoas em todo o mundo para lutarem pelas forças da luz contra as forças da escuridão”, termina.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com