O aumento do preço do petróleo crude e brent e as melhorias do rating da dívida angolana têm ajudado o Kwanza, moeda oficial de Angola, a subir 20% desde o início do ano.
O Kwanza é, até ao momento, a moeda que mais aprecia face ao dólar americano, suportado pela valorização de um ativo que Angola produz — petróleo.
Angola é atualmente o segundo maior produtor de petróleo em África. Para ajudar a moeda a garantir o estatuto de melhor moeda contra o dólar em performance, foi necessário a ajuda não só do aumento do preço do petróleo, bem como a melhoria verificada na avaliação da dívida pública angolana e a probabilidade de aumento das taxas de juro.
A moeda que mais perde contra o dólar desde o início do ano é o rublo russo, 37%, devido às sanções económicas impostas pelo ocidente à Rússia como resposta à invasão da Ucrânia.
A economia angolana, cuja receita depende 90% da exportação de petróleo, prevê expandir em quase 3% esse valor, após o país ter saído de uma recessão há cinco anos. O banco central angolano deverá aumentar a taxa de juro ainda este mês para combater a inflação, à semelhança de outros bancos centrais no mundo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com