[weglot_switcher]

Autocarro português movido a hidrogénio já circula em Barcelona

Este é primeiro de oito autocarros H2.City Gold que está pensado serem integrados na frota da Transports Metropolitans de Barcelona até ao final do ano para fazerem percursos pela cidade. Ao todo, a empresa planeia ter 46 autocarros movidos movidos a hidrogénio em 2025.
Caetano H2.City Gold
13 Abril 2022, 22h00

Já é possível viajar pela capital da Catalunha num autocarro movido a hidrogénio. O veículo foi construído em Vila Nova de Gaia, pela CaetanoBus, fabricante portuguesa de autocarros e chassis. Agora faz parte da frota da Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) e é o primeiro de oito autocarros zero-emissões, do modelo H2.City Gold, que, de acordo com os planos divulgados pela empresa, vão fazer parte da frota da empresa até ao final do ano.

A TMB informa em comunicado que este hidrogénio vai ser gerado numa infraestrutura da Iberdrola, o que é inédito. Nunca antes esta energia renovável foi gerada no país vizinho para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros. O Plano Estratégico da TMB para 2025 prevê a “incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio”, pode ler-se no mesmo documento.

Depois de Madrid, foi a vez de a capital da Catalunha contar com um autocarro Caetano H2.City Gold, que foi desenvolvido em parceria com a japonesa Toyota e cujas primeiras unidades foram vendidas em 2020. A CaetanoBus dá assim mais um passo em frente no seu objetivos de contribuir para a mobilidade elétrica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.