[weglot_switcher]

Saiba como pode ter mais privacidade e segurança no uso das tecnologias

Os ataques informáticos são cada vez mais frequentes, agravados com a crise que se atravessa, lesando os direitos dos consumidores. Portanto, enquanto utilizador da internet, o consumidor deve precaver-se para evitar dessabores.
26 Abril 2022, 16h30

Com a crescente digitalização torna-se urgente que os consumidores conheçam formas de evitar alguns riscos o mundo online acarreta.

Os ataques informáticos são cada vez mais frequentes, agravados com a crise que se atravessa, lesando os direitos dos consumidores. Portanto, enquanto utilizador da internet, o consumidor deve precaver-se para evitar dessabores.  Adote comportamentos mais seguros e com maior respeito pela privacidade dos seus dados, através das seguintes recomendações:

  1. Não partilhe dados sem ser realmente necessário – por vezes os próprios sistemas, como o Android e o IOS, solicitam dados mais concretos para facilitar a utilização do consumidor, mas esta função não é obrigatória para que possa utilizar o seu dispositivo.
  2. Evite a localização ativa – se pretende mais privacidade deverá desativar esta opção, já que o seu software conseguirá armazenar todos os locais onde esteve. Para verificar se tem esta opção ativa, siga os seguintes passos:

Android – “Definições > Localização > Serviços de localização > Histórico de localizações”

IOS – “Definições > Privacidade> Serviços de localização> Serviços do sistema > locais importantes”;

  1. Aplicações que acedem à sua privacidade – há aplicações que, para fornecerem ao consumidor uma utilização mais personalizada, procuram aceder a determinadas ações privadas e adjacentes à aplicação (APP), todavia essa situação pode também ser contornada:

IOS – “Definições > Privacidade > Seguimento” e é só desativar a indicação “Permitir pedidos de seguimento das aplicações”

Android – embora não haja uma opção para desativar todas as apps neste sentido, o google permite que o consumidor reconheça primeiramente, ou seja antes de descarregar a APP, quais as informações que serão acedidas e o motivo. Assim, o consumidor analisa se realmente deseja ou não fornecer esses dados.

  1. Limitar a publicidade direcionada – este sistema pretende atingir diferentes grupos de consumidores, consoante as suas preferências, características e pesquisas, para garantir as melhoras ofertas de compra ou consumo. Existe “mecanismo” encontra-se em ambos os sistemas operativos, podendo também o utilizador desativar essa ação através dos seguintes passos:

Android – “Definições > Privacidade > Anúncios” – selecione “Eliminar ID de Publicidade”

IOS – “Definições > Privacidade > Publicidade da Apple”

  1. Evitar instalar aplicações de lojas não oficiais – opte por descarregar aplicações apenas em lojas recomendadas, como no play store ou na App store, pois nestas lojas as aplicações são auscultadas através de procedimentos rigorosos que garantem uma maior segurança e privacidade aos consumidores.
  2. Verificação em duas etapas – é uma funcionalidade de segurança para verificar em dois momentos o acesso a uma determinada conta, de modo a evitar que outras pessoas acedam à sua privacidade.

Ao seguir algumas destas recomendações, estará a precaver-se e a evitar problemas.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.