Os democratas no Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) e alguns dos candidatos à presidência do Partido Democrata norte-americano já alertaram sobre a escalada de conflitos no Médio Oriente depois de o Irão ter atacado bases dos EUA no Iraque.
A reagir à morte do general iraniano Qassem Soleimani, ex-comandante da força de elite iraniana Al-Quds, o Irão lançou mais de uma dezena de mísseis esta terça-feira à noite, que atingiram, pelo menos, duas bases norte-americanas. A televisão estatal confirmou, entretanto, que se tratou efetivamente de uma retaliação aos ataques da última sexta-feira.
“A monitorizar de perto a situação depois dos atentados contra as tropas americanas no Iraque. Temos de garantir a segurança dos nossos membros de serviço, o que inclui acabar com provocações desnecessárias da Administração e exigir que o Irão cesse a violência. Os EUA e o mundo não se podem dar ao luxo de entrar em guerra ”, escreveu a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, na rede social Twitter.
De acordo com fontes da agência “Reuters”, Nancy Pelosi recebeu uma nota informativa sobre o ataque quando estava em reunião e foi saiu da sala logo a seguir.
Closely monitoring the situation following bombings targeting U.S. troops in Iraq. We must ensure the safety of our servicemembers, including ending needless provocations from the Administration and demanding that Iran cease its violence. America & world cannot afford war.
— Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) January 8, 2020
Mais tarde, as autoridades iranianas asseguraram que Teerão não pretende uma guerra com os EUA e que os ataques desta terça-feira “concluíram”, assim, a sua resposta ao assassinato de Qassem Soleimani. Por sua vez, o presidente Donald Trump recorreu ao Twitter para garantir que “está tudo bem” e informar que fará uma declaração pública sobre o assunto ainda esta quarta-feira.
All is well! Missiles launched from Iran at two military bases located in Iraq. Assessment of casualties & damages taking place now. So far, so good! We have the most powerful and well equipped military anywhere in the world, by far! I will be making a statement tomorrow morning.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 8, 2020
Mísseis iranianos lançados contra base com tropas norte-americanas no Iraque
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com