[weglot_switcher]

Vinted é o novo alvo de ataque dos burlões. Esquemas com MB Way lideram denúncias

De acordo com o Portal da Queixa, desde o início do ano, 43% das queixas reportadas sobre a empresa lituana estão relacionadas com burlas ou fraudes.
16 Agosto 2022, 15h06

A plataforma Vinted é, de acordo com o Portal da Queixa, um dos novos e principais alvos dos burlões. De acordo com registos da plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, desde o início do ano, 43% das queixas reportadas da empresa lituana estão relacionadas com burlas ou fraudes.

“As reclamações dos consumidores portugueses sobre a existência de esquemas fraudulentos envolvem também plataformas internacionais, exemplo disso é a plataforma Vinted – um mercado online com sede na Lituânia, de compra, venda e troca de produtos em primeira ou segunda mão, principalmente de moda -, que se transformou no novo alvo de ataque dos burlões”, é referido numa nota emitida hoje.

Segundo o relatório do Observatório de Cibersegurança de 2021, as burlas através de MB Way lideram as denúncias de criminalidade informática feitas à Procuradoria-Geral da República, tendo ultrapassado crimes como phishing.

Entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2022, 43% das reclamações dirigidas à empresa lituana estão relacionadas com burlas ou fraudes por MB Way.

“O alerta dos consumidores começou a soar mais alto nos últimos dois meses. Do total de queixas recebido em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, 56% foram registadas em junho e julho. E apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, a verdade é que já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados”, revela ainda o Portal da Queixa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.