O ideal da ciência livre de valores deve a sua origem a Max Weber. Com efeito, em Wissenschaft als Beruf o autor defendeu que a investigação científica deveria ser conduzida a partir de uma perspetiva puramente orientada por valores epistemológicos, destacando: o foco, a previsão e a lógica empírica, numa ligação metodológica com o resultado (Weber, 1917).
Desta forma, Weber rejeitou valores de outro tipo, como políticos ou religiosos e, até mesmo, éticos, dado que na sua visão do conhecimento, estes conduzem à perda de objetividade (Cupani, 2021).
Ora, na prática tal não será nada fácil, especialmente se consideramos a presença essencial dos investigadores, pessoas, ao longo do processo. Efetivamente, torna-se difícil abstraírem-se do contexto e evitar o contágio dos valores da sociedade à qual pertencem, o que obviamente se reflete nos resultados dos seus trabalhos.
Além do mais, os resultados da investigação poderão ser interpretados de formas muito distintas pelo público-alvo, mediante as suas próprias lentes ideológicas (Aymoré & Ferreira da Cunha, 2021).
Destarte, é ingénuo supor-se que se procure sempre e objetivamente a verdade, já que historiadores como Galbraith estão cientes de que os cenários sociais e, mesmo os científicos, também são regidos por conflitos de interesses e disputas ideológicas (Chirat, 2018).
Consequentemente, as ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes; i.e., a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, a sua força espiritual dominante (Marx & Engels, 2007).
Por fim, a liberdade, enquanto valor social, é muito volátil e está ainda muito longe de ser alcançada, o que é material e substancialmente diferente de ser efetivamente livre. De facto, como refletimos supra, a liberdade existe, mas é privilégio do exercício do poder, seja ele qual for.
Referências:
Aymoré, Débora; Ferreira da Cunha, Ivan (2021). Introdução à Edição Especial Ciência e Valores: A Interação Entre Ciência, Tecnologia E Sociedade in NEL — Epistemology and Logic Research Group, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Brasil.
Chirat, Alexandre (2018). When Galbraith Frightened Conservatives: Power in Economics, Economists’ Power, and Scientificity. Journal of Economic Issues (Taylor & Francis Ltd). Mar, Vol. 52 Issue 1, p31-56. 26p. 1 Diagram, 1 Chart. DOI: 10.1080/00213624.2018.1430940.
Cupani, Alberto (2021). Science and Values, Once Again: On the Incorporation of Non-Epistemic Values in Scientific Practices. NEL — Epistemology and Logic Research Group, Federal University of Santa Catarina (UFSC).
Marx, Karl; Engels, Friedrich (2007). A Ideologia Alemã. 3.ed. Tradução de Luis Cláudio de Castro e Costa. Martins Fontes.
Weber, M. (1917). Wissenschaft als Beruf. Muenchen: Duncker & Humblot.
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