A Marktest lançou o estudo anual de comércio eletrónico – Barómetro E-Commerce – e conclui que o MBWay é a forma de pagamento preferida no comércio online em Portugal no universo dos consumidores portugueses com mais de 15 anos.
O estudo também revela que o pagamento por multibanco ou referência multibanco continua a ser o mais utilizado no país. No entanto o MBWay também é o que mais cresce entre a 2021 e a primeira vaga de 2022.
Em comunicado é referido que “de acordo com os dados da 1ª vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce, produzido pela Marktest, 27,5% dos compradores online indicam o MBWay como o método de pagamento que preferem, o que permitiu a este sistema superar pela primeira no estudo da Marktest a preferência pelo pagamento por multibanco, que totaliza agora 22,7% de preferência”.
“Embora o multibanco ou a referência multibanco continuem a ser a forma de pagamento mais habitual entre os portugueses que compram online – com 73,8% dos utilizadores de sites de comércio eletrónico a assumirem usá-la – o MBWay é também o serviço de pagamento que mais sobe neste critério do Barómetro E-Commerce, com um crescimento de 4 pontos percentuais (55,3% para 59,4% entre a segunda vaga de 2021 e a primeira vaga de 2022 do estudo da Marktest)”, diz o comunicado.
Nas posições seguintes entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos portugueses que usam sites de comércio online encontram-se o cartão de débito ou crédito (58,9%), a Paypal (39,3%), a transferência bancária (35,6%) e cartões online como o MBnet ou a Revolut (25,9%).
Nota ainda para o crescimento do pagamento Google Pay, que quase duplica para 4,5%, e para novos serviços de pagamento Apple Pay (2,7%) e 3x 4x Oney (2,2%), refere a Marktest.
No barómetro, e em relação à decisão de compra antes de decidir efetuar o pagamento em determinado site de comércio eletrónio, a esmagadora maioria dos portugueses continua a assumir que faz um trabalho de pesquisa para tentar garantir o melhor preço possível. Ao todo, 94,1% dos compradores inquiridos pela Marktest dizem pesquisar e comparar preços online antes de concretizar a compra também em ambiente digital., o que traduz um ligeiro acréscimo face aos 92% registados em 2021.
O recurso a plataformas de comparadores de preços online antes de concretizar a compra está a ganhar importância pois são já 80,3% os portugueses que assumem fazê-lo, segundo o estudo, o que traduz um crescimento de 3,5 pontos percentuais face aos dados de 2021 do Barómetro E-Commerce.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6.000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com mais de 15 anos.
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