A Lince Capital, sociedade de capital de risco portuguesa independente, acaba de anunciar o investimento na RCDPlás, empresa portuguesa fundada em 2015 que desenvolve a sua atividade no sector da reciclagem de plásticos.
O valor do negócio não foi divulgado.
“O investimento, realizado pela Lince Capital através do Lince Innovation Fund, vai permitir acelerar o desenvolvimento de metodologias inovadoras, o reforço de equipa de Investigação & Desenvolvimento e o aumento da capacidade instalada”, diz a capital de risco.
A empresa que foi comprada é especializada na produção de granulados de polietileno de alta e baixa densidade e polipropileno reciclados, e a Lince Capital lembra que esta operação ocorre numa altura em que se verifica um forte crescimento na procura de plásticos reciclados impulsionado pela maior consciencialização dos consumidores e a pela forte pressão regulatória.
Recorde-se que atualmente cerca de 90% dos plásticos produzidos vão para aterros ou são incinerados e apenas cerca de 10% são reciclados.
A Lince Capital promete apoiar a RCDPlás nos seus projetos de I&D, “permitindo-lhes assim acelerar o desenvolvimento de metodologias que visam incrementar a margem operacional e tornar a empresa mais competitiva a nível nacional e internacional”.
“Há já algum tempo que observávamos de perto o sector da reciclagem de plásticos, que tem experienciado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pela maior consciencialização dos consumidores e crescentes pressões regulatórias, e estamos confiantes de que a RCDPlás tem o modelo de negócio e equipa certos para vingar neste mercado”, diz no comunicado Vasco Pereira Coutinho, CEO da Lince Capital.
“Estamos muito entusiasmos com a parceria estabelecida com a Lince Capital, que vem possibilitar a implementação de uma estratégia de longo prazo que tem vindo a ser traçada pela gestão e acionistas da empresa. Estamos a entrar numa nova fase de mercado, onde a par de uma crescente procura – alavancada por uma maior consciencialização dos consumidores e pressão regulatória – a exigência na qualidade dos materiais reciclados é cada vez maior” afirma na mesma nota Diogo Mourão, Co-CEO da RCDPlás.
“A reciclagem é, cada vez mais, uma mais-valia para as empresas bem como para a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a nossa missão é garantir a satisfação do cliente através de uma matéria-prima reciclada de alta qualidade e desempenho”, salienta, por sua vez, Rui Carvalho, Co-CEO da RCDPlás.
Além deste novo investimento, o Lince Innovation Fund – fundo de investimento da Lince Capital investiu recentemente em outras empresas portuguesas, como a 360hyper, um marketplace português que permite fazer compras online em diversos supermercados, e a AceCann, startup portuguesa centrada no cultivo, processamento, extração e I&D de canábis medicinal orgânico.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com