[weglot_switcher]

Patrocínios e publicidade nos eSports vão chegar aos mil milhões de euros em 2025

Para 2023, o portal SafeBettingSites.com projeta receitas de 893 milhões de euros só em patrocínios e publicidade, um montante que deverá sofrer um incremento de 160 milhões em 2025, chegando assim ao redondo número de mil milhões de euros.
19 Setembro 2022, 18h30

Os patrocínios nos eSports deverão atingir os mil milhões de euros em 2025, de acordo com dados apresentados esta segunda-feira pelo portal SafeBettingSites.com, uma plataforma que tem como objetivo a proteção dos apostadores contra a fraude online.

Este número mostra que o mercado dos eSports, competições de jogos virtuais, continua em grande crescimento com cada vez mais marcas dispostas a investir em publicidade neste mercado e patrocínio às equipas. Marcas como a Coca-Cola, Red Bull e Mercedes-Benz já se juntaram a esta lista assim como gigantes da criptomoeda como a Coinbase e Crypto.com.

O crescimento do mercado de eSports está intimamente ligado às audiências recorde que as competições de jogos virtuais têm vindo a atingir. Assim, e com o potencial de que estes torneios têm para chegar a milhões de pessoas, muitas marcas avançaram com investimentos nos eSports e, em muitos casos, com patrocínios especificamente na transmissão destas competições.

O “The Statista”, site alemão especializado em dados de mercado, mostra que as receitas dos eSports têm vindo a crescer de forma significativa ao longo dos anos. Em 2019, as empresas e as marcas investiram 478,5 milhões de euros em anúncios e patrocínios, 54% do total de receitas do setor nesse ano. Desde então, este valor cresceu 65% para 490,5 milhões de euros em 2022, 55% das receitas globais destes torneios virtuais.

Para 2023, o portal SafeBettingSites.com projeta receitas de 893 milhões de euros só em patrocínios e publicidade, um montante que deverá sofrer um incremento de 160 milhões em 2025, chegando assim ao redondo número de mil milhões de euros.

E de onde vem esta paixão pelos eSports e que faz com que as marcas estejam rendidas a estes torneios virtuais? Explica o site SafeBettingSites.com que um terço da audiência vem da China e que a cada ano, os eSports conseguem captar cerca de 50 milhões de espetadores. Em 2022, as audiências destes torneios atingiram perto de 530 milhões de pessoas em todo o mundo. E esse número continua a crescer.

Recorrendo novamente ao “Statista”, é possível perceber que em 2025, o número de espetadores será de 665 milhões e um terço deste valor é proveniente da China.

De uma forma mais global, a indústria dos eSports deverá atingir este ano cerca de 1,4 mil milhões de euros. Daqui a três anos, esse número será de dois mil milhões: um crescimento de 200 milhões de euros por ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.