Os vencedores da 8.ª Edição do Apps for Good, uma competição nacional entre alunos do 5.º ao 12.º ano, foram dados a conhecer esta segunda-feira, estando em destaque projetos que promovem práticas amigas do ambiente, a participação de raparigas na área das tecnologias, entre outros.
O programa em questão, promovido pela CDI (Center of Digital Inclusion) Portugal, fomenta o desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo, em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Nas palavras de João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, a “oitava edição permitiu observar a grande evolução dos alunos e professores através da qualidade e forma de apresentação das soluções e a crescente responsabilização de todos pela sustentabilidade do planeta. A presença de membros do governo, de inúmeras empresas parceiras e de instituições como a UNESCO neste evento é uma prova de que estamos no caminho certo para a Educação do Futuro”.
Entre os projetos premiados está a “Collect Oil”, uma aplicação desenvolvida por uma equipa de alunos da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, em Braga, que foi pensada para ajudar o meio ambiente através da recolha e reciclagem de óleo – com contrapartida de desconto na fatura da água.
Também a solução “+PorSi”, que foi criada para facilitar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia de Sacavém – para reportar problemas, pedir apoios, publicar objetos para doação e inscrição em voluntariado, recebeu o 1.º Prémio, mas na categoria do Ensino Secundário (Escola Secundária de Sacavém).
Entre os parceiros do programa estão a Galp, a Direção-Geral da Educação, Galp, Synopsys, SRS Advogados, REN, Microsoft, .PT, BNP Paribas, entre
“A nossa participação tem como objetivo valorizar e alavancar comportamentos e atitudes mais sustentáveis na geração mais jovem, que protejam o nosso planeta com a inovação tecnológica” disse Ana Casaca – Diretora Global de Inovação da Galp, citada num comunicado enviado ao Jornal Económico a propósito do concurso.
“A pensar em respostas climáticas e em tecnologia, nesta 8.ª Edição o Apps for Good lançou em parceria com a Upcoming Energies (a plataforma de open innovation da Galp) o curso piloto «Climate Action and Wellbeing» com 6 escolas, 16 professores e 206 alunos que incluiu formação a professores sobre transição energética e, agora na Final, o Prémio Climate&Energy atribuído à solução EcoBox da Escola Secundária de Vila Verde”, é sublinhado na mesma nota.
Vencedores da 8.ª Edição da competição Apps For Good
1.º Prémio Básico | DGE – Collect Oil, Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
1.º Prémio Secundário | Galp – +PorSi, Escola Secundária Sacavém
2.º Prémio Básico | SRS Advogados – Recycle Go & Give Now, EB da Maia
2.º Prémio Secundário | Synopsys – EP+, Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
3.º Prémio Básico | APPI – School Care Students (SCS) – Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
3.º Prémio Secundário | APM – Smartshower, Escola Secundária da Maia
Prémio Tecnológico | Microsoft – Smartshower, Escola Secundária da Maia
Prémio Jovem Aluna.PT | .PT – Carolina Vale, For Disability, Escola Secundária de Molelos, Tondela
Prémio Digital Young Women | Synopsys – Francisca Rodrigues, LP&G, Escola Secundária D. Maria II, Braga
Prémio Público | REN – Bus Stop, EB 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro
Prémio Cooler Planet | BNP Paribas – Collect Oil, Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga
Prémio Climate & Energy | Galp Upcoming Energies – Ecobox, Escola Secundária de Vila Verde
Os projetos podem ser conhecidos na página criada para o efeito.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com