[weglot_switcher]

Manuel Bermejo: “Apenas três em cada dez negócios de família chegam à segunda geração”

Europa tem boas condições para a criação de empresas, mas são vários os desafios que fazem com que a maioria dos negócios familiares não resistam ao afastamento dos seus fundadores, segundo o especialista em empresas familiares.
23 Fevereiro 2020, 13h00

“Muitas pessoas pensam que uma empresa familiar tem de ser uma empresa pequena e mal gerida, mas não é assim. Algumas das grandes empresas do mundo são familiares e há estatísticas que mostram que cerca de 30% do total de empresas são familiares”, explicou o especialista em empresas familiares Manuel Bermejo, orador na conferência “Governance em Empresas Agrícolas Familiares – Os Desafios de Hoje”.

Manuel Bermejo tem estado envolvido com o mundo empresarial desde sempre, sendo que o pai e o avô eram empresários. É professor na IE Business School, em Madrid, diretor e fundador da empresa de consultoria para negócios de família The Family Advisory Board. Prefere considerar-se um conselheiro e não um consultor, porque diz “vestir a camisola das empresas” e assim ajudá-las a definir planos estratégicos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.