[weglot_switcher]

Câmara do Funchal dinamiza Mês da Proteção Civil 2020

O ponto alto das atividades vai decorrer dia 24 de março, com a realização da simulação de uma situação de emergência na Praça, com o intuito de demonstrar como agir corretamente perante a situação simulada.
2 Março 2020, 15h17

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) está a organizar, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, a partir desta segunda-feira, o “Mês da Proteção Civil 2020”, com diversas atividades que assinalam o Dia Internacional da Proteção Civil, até 30 de março.

O Presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, que tem o pelouro da Proteção Civil no concelho, explica que “a nível internacional o intuito é chamar a atenção dos diferentes países para a importância da prevenção e da coordenação de esforços em caso de emergência e catástrofe. A nível local procuraremos, por sua vez, promover uma maior cultura de segurança junto da nossa população, a partir de um importante leque de iniciativas que temos promovido nos últimos anos a este nível, e onde se destacam naturalmente os Núcleos Locais de Proteção Civil”.

O programa de atividades estende-se até ao final do mês, com iniciativas destinadas quer ao público em geral, quer à comunidade escolar. Para o efeito, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai estar na Praça do Município em todas as segundas-feiras do mês de março, com uma exposição que tem o objetivo de informar os cidadãos das atividades desenvolvidas no âmbito da proteção civil municipal, de forma lúdica e pedagógica.

O ponto alto das atividades vai decorrer dia 24 de março, com a realização da simulação de uma situação de emergência na Praça, com o intuito de demonstrar como agir corretamente perante a situação simulada.

Ainda durante o mês de março, vão ter lugar outras ações, nomeadamente destinadas à comunidade escolar, como é exemplo o “Joga com Agente P”, uma ação subordinada aos Riscos Naturais, com o objetivo de os alunos descobrirem os processos meteorológicos dos fenómenos mais frequentes no Município e conhecerem as medidas de prevenção e autoproteção a adotar nestas situações.

Destaca-se ainda a participação num encontro online da Agência Espacial Europeia, promovido no âmbito da participação do Núcleo de Proteção Civil Jovem da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro no projeto Climate Detectives.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.