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Covid-19: Metro de Lisboa entra na terceira fase de medidas de combate ao vírus

De acordo com um comunicado do ML, vai ocorrer a implementação a partir de hoje, dia 16 de março, do regime de teletrabalho a colaboradores cuja presença nas instalações da empresa não é essencial.
16 Março 2020, 18h23

O Metropolitano de Lisboa anunciou há minutos a entrada na terceira fase de medidas de combate ao Covid-19, adotando medidas adicionais de combate ao surto desta pandemia.

De acordo com um comunicado do ML, vai ocorrer, “a implementação a partir de hoje [dia 16 de março], do regime de teletrabalho a colaboradores cuja presença nas instalações da empresa não é essencial”.

“Integrado na terceira fase das medidas de combate ao Covid-19, o Metropolitano de Lisboa vai implementar, a partir de hoje, de acordo com o regime definido pelo Governo, a colocação, de forma organizada, em regime de teletrabalho, de um conjunto alargado de trabalhadores, cuja presença nas instalações da empresa não é, na atual situação, essencial e que, por inerência das suas funções, o podem desempenhar em suas casas”, adianta o referido comunicado.

A mesma nota informativa acrescenta que se trata de “uma medida, sem impacto direto no serviço de exploração do Metropolitano de Lisboa, que tem por objetivo garantir as  melhores condições de trabalho em segurança dos seus colaboradores, evitando a concentração de pessoa, minimizando, desta forma, simultaneamente, o impacto negativo que a atual situação tem na prestação dos níveis de qualidade do serviço público de interesse geral que o Metropolitano de Lisboa assegura diariamente aos seus clientes”.

“O Metropolitano de Lisboa tem vindo a adotar um conjunto de medidas de prevenção do Covid–19, no âmbito das ações definidas no seu plano de contingência,  para proteção dos seus colaboradores e clientes, encontrando-se alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais, no âmbito da saúde pública, medidas que se encontram, também, a ser seguidas e implementadas por outras empresas congéneres, em todo o mundo”, adianta o referido comunicado.

De acordo com esse documento, “após uma primeira fase de aposta na informação sobre o combate ao Covid-19 e as melhores práticas sociais e profiláticas para prevenção da doença, iniciada em fevereiro, o Metropolitano de Lisboa implementou, de imediato, uma segunda fase, reforçando as ações de informação e implementando medidas concretas de limpeza e de desinfeção de todas as instalações da empresa, estações e comboios”.

“O Metropolitano de Lisboa deu, ainda, início a uma terceira fase de desinfeção das suas estações e comboios, com a aplicação por nebulização elétrica de um produto especial – ‘Zoono Z-71’ – que cria uma proteção mecânica contra o Covid-19 e com um prazo de garantia de cerca de 30 dias, repetindo-se esta desinfeção por um período de seis meses”.

Os responsáveis da empresa pública de transporte de passageiros, asseguram que o ML “continuará a acompanhar ativamente o evoluir desta situação tomando as medidas que, a cada momento, se vierem a considerar necessárias para garantir as melhores condições de saúde e de segurança aos seus colaboradores e clientes”.

 

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