[weglot_switcher]

“Estamos abertos”. Este mapa diz quais são as lojas de comércio local e de restauração abertas em Lisboa

Além de os comerciantes terem a oportunidade de entregar as refeições ao domicílio, a autarquia de Lisboa articulou com a Autocoope e a Kapten um serviço de entregas ao domicílio que vai vigorar durante o Estado de Emergência decretado pelo Governo.
Cristina Bernardo
23 Março 2020, 11h19

De forma a evitar deslocações desnecessárias e apoiar o setor da restauração, a Câmara Municipal de Lisboa criou um mapa para indicar que cafés e restaurantes estão abertos ao público.

A página ‘Estamos Abertos’ foi criada em articulação, e encontra-se em permanente atualização, com a União de Associações do Comércio e Serviços (UACS), Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e das Juntas de Freguesias.

De acordo com as informações da CML, os comerciantes também podem divulgar os serviços que dispõem no mapa. O mapa foi criado depois da declaração de Estado de Emergência, onde ficou estabelecido que os restaurantes podem funcionar em regime de take-away, de forma a impedir os cidadãos a passar tempo desnecessário na rua.

Além de os comerciantes terem a oportunidade de entregar as refeições ao domicílio, a autarquia de Lisboa articulou com a Autocoope e a Kapten um serviço de entregas ao domicílio que vai vigorar durante o Estado de Emergência decretado pelo Governo.

Ainda assim, este serviço deve ser estabelecido entre o operador e o comerciantes, sendo que a Autocoope cobra 4,50 euros e a Kapten tem um custo de entrega de quatro euros.

Que estabelecimentos estão indicados no mapa?

Além da restauração, também minimercados, supermercados e hipermercados, frutarias, talhos, peixarias e padarias constam no mapa criado pela autarquia de Lisboa.

Serviços médicos e outros serviços de saúde e apoio social também estão indicados no mapa, bem como farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, embora as regras estipuladas atualmente indicam que deve ser vendido apenas uma embalagem de fármaco por utente quando não há receita.

Estabelecimentos de cosmética e higiene e de produtos naturais e dietéticos também estão indicados no mapa. Papelarias e tabacarias e locais de jogos sociais abertos ao público também se encontram localizados no mapa, bem como clínicas veterinárias e estabelecimentos de venda de animais de companhia e respetivos alimentos.

Todos os locais de comércio previstos no decreto-lei de Estado de Emergência que se encontram abertos ao público estão indicados no mapa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.