A enfermeira espanhola María José foi multada por circular de carro na via pública, com a sua filha, quando se dirigia a casa dos progenitores de 85 e 89 anos e dos irmãos, um deles incapacitado, para entregar alimentos, revela o jornal espanhol ‘El Mundo’.
A enfermeira e a filha foram mandadas parar num posto de controlo da polícia no passada sábado. No porta-bagagens, mãe e filha levavam produtos alimentares no valor de 200 euros, de acordo com o jornal espanhol. Segundo as declarações de María José, ela está a fazer turnos duplos no hospital a norte de Madrid e foi comprar alimentos aos pais, que moram num segundo andar de um prémio sem elevador.
“A Polícia Nacional parou-nos no posto de controlo e expliquei-lhes com gentileza que íamos a casa dos meus pais levar-lhes alimentos. Mostrei o documento de livre circulação e até lhe disse que podia ver o porta-bagagens cheio”, sustentou a enfermeira ao ‘El Mundo’. “Como sabia que podíamos ser mandadas parar, pedi a identificação dos meus pais e mostrei aos agentes, mas foi inútil”, acrescentou.
Segundo a enfermeira, o agente afirmou que as ia multar porque iam as duas à frente e não tinham máscara. Embora tenham comprovado que moravam juntas e onde iam, o polícia decidiu multá-las. Na multa, o agente da polícia escreveu que “a circulação de duas pessoas num veículo para realizar compras sem justa causa, violando as regras do Estado de Alarme”.
O autarca de Madrid já tinha revelado que a Polícia Municipal de Madrid ia multar os cidadãos que não tivessem justificações dos locais de trabalho que comprovassem a deslocação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com