A China vai restringir as entradas no país daqui dois dias devido aos receios de propagação do novo coronavírus. A entrada de estrangeiros não será permitida a partir do próximo sábado, dia 28 de março, mesmo que o cidadão/cidadã tenha um visto ou autorização de residência válidos.
A informação foi transmitida pelo Ministério das Relações Exteriores e a Administração Nacional de Imigração chinês, em comunicado divulgado pelas agências noticiosas “Bloomberg” e “Reuters”. Pequim defende que precisa de tomar medidas “necessárias e temporárias” para responder aos novos casos da doença Covid-19 identificados.
A exceção é para quem viaja em serviço diplomático ou oficial ou para portadores de visto “C”. Segundo as autoridades chinesas, serão realizados ajustes de acordo com o evolução da situação.
A China, onde surgiram os primeiros casos da Covid-19 em dezembro de 2019, foi muito impactada pela doença, com mais de 81 mil pessoas infestadas e cerca de 3.300 mortos, de acordo com os dados oficiais. A segunda maior economia do mundo viu-se praticamente paralisada em fevereiro devido às medidas tomadas para travar a propagação do vírus.
Progressivamente, a atividade económica foi retomada em março, na sequência de se ter verificado um abrandamento dos contágios no país, mas continua a enfrentar restrições aprovadas pelos Estados Unidos da América pela Europa.
O contexto político-económico levou a que o presidente Xi Jinping apelasse hoje a todos os membros do G20 que tomassem medidas “coletivas, a enviarem um sinal forte e a restabelecerem a confiança para favorecer a retoma económica mundial”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com