A AdvanceCare, do grupo segurador Generali, desenvolveu uma plataforma para consultas ‘online’ que será disponibilizada de forma gratuita a todos os médicos e restantes profissionais de saúde.
Com esta plataforma informática de suporte à saúde e de comunicação médico-paciente, quer o médico, quer o assistente podem continuar a tratar de tudo nos seus sistemas normais (agendamento, cobrança, registo clínico), de uma forma simples e segura, com mensagens encriptadas, sem guardar dados, sem revelar os números de telefone, sendo o médico a controlar a chamada, e beneficiando de um serviço público a título gratuito.
“Nesta fase de pandemia, esta plataforma permite aos médicos e profissionais de saúde continuarem a fazer as suas consultas ou sessões de acompanhamento à distância e com vídeo, garantindo assim a proximidade que os pacientes precisam, de forma segura e simples. O ‘AdvanceCare LINK’ é uma plataforma que todos os profissionais de saúde poderão utilizar, independentemente de onde trabalham e com quem trabalham. Basta fazerem o registo na plataforma. O objetivo é ser totalmente inclusiva para todos aqueles que nesta fase de pandemia pretendem continuar a tratar da saúde da população, ainda que de forma remota. E nesse sentido, a sua utilização é gratuita”, explica um comunicado da AdvanceCare.
“Sabemos o quanto importante é a prevenção, o tratamento e o acompanhamento de todos. Quando não tratamos da saúde das pessoas seja em que idade for, isso tem sempre implicações no futuro. Este é o nosso contributo para garantir que todos possam continuar a ter acesso aos cuidados de saúde e que os profissionais de saúde possam fazê-lo de forma segura e sempre que necessitarem”, considera Sérgio Melro, COO, Chief Operational Officer da AdvanceCare.
De acordo com o referido comunicado, “o recurso a meios à distância tem vindo a generalizar-se, existindo várias ferramentas, embora em diversos casos, sem garantir totalmente a segurança nem a confidencialidade das conversas”.
“A plataforma lançada pela AdvanceCare garante completa segurança e confidencialidade, já que as videochamadas são encriptadas e os acessos devidamente autenticados, não existindo gravação de dados ou de outra informação do paciente. Como reforço de segurança, só o profissional de saúde pode iniciar e terminar a consulta ‘online’ com o paciente. A tecnologia selecionada (a AdvanceCare desenvolveu o projeto com a ‘start-up’ portuguesa Knok) permite que o ‘AdvanceCare LINK’ esteja disponível tanto na versão ‘desktop’, como em ‘mobile’, só sendo necessário ter ligação à ‘internet'”, garantem os responsáveis da AdvanceCare.
“Os médicos e profissionais de saúde podem assim continuar a gerir todos os dados nos seus sistemas habituais, utilizando a plataforma apenas para o contacto mais próximo com o paciente, em formato de videochamada. A plataforma está acessível em www.advancecare.pt/advancecarelink. Nesta fase de pandemia, esta plataforma visa permitir unir profissionais e pacientes em segurança, com um único objetivo: a saúde de todos. A AdvanceCare reforça assim o seu empenho na contribuição para a prevenção e promoção da Saúde no nosso país”, conclui o referido comunicado.
A AdvanceCare atua no mercado desde 1998 enquanto plataforma especializada na gestão de seguros e planos de
saúde dos seus parceiros institucionais (maioritariamente seguradoras e subsistemas de saúde), tendo progressivamente alargado os seus serviços a outras áreas relacionadas, como a gestão de danos corporais, a avaliação de risco e medicina no trabalho.
Hoje em dia, o Grupo AdvanceCare garante que gere mais de um milhão de clientes só no negócio de saúde, pagando mais de 200 milhões de euros de despesas de saúde por ano.
Desde o início de 2020, a AdvanceCare faz parte do Grupo Generali.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com