Dezenas de consumidores que fizeram pedido de moratória dos créditos aos bancos e instituições financeiras apresentaram reclamações no Portal da Queixa, no período compreendido entre os dias 15 de março e 29 de abril. De pedidos negados à ausência de resposta ou muita burocracia, o portal recebeu 135 denúncias relacionadas com estes instrumentos de apoio financeiro, implementados para mitigar o impacto da pandemia de Covid-19 nas famílias.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Millennium bcp, o WiZink e o Santander Consumer foram as instituições que receberam mais queixas – ainda assim, registando entre 15 a 22 notificações dos consumidores, de acordo com a informação divulgada esta quinta-feira pela rede social.
“É fundamental para a reputação e os níveis de confiança na banca portuguesa, que a resposta seja eficaz e de acordo com as circunstâncias atuais, na medida em que, caso se verifique uma intransigência total e uma análise de processo com critérios idênticos aos tempos antes da crise pandémica, poderá potenciar um enorme descontentamento e distanciamento dos consumidores face à banca tradicional, optando estes, no futuro, pelas ofertas digitais”, refere o CEO do Portal da Queixa, Pedro Lourenço.
Instituições | Reclamações de 15 de março a 29 de abril | % |
Caixa Geral de Depósitos | 22 | 16,2 |
Millennium bcp | 18 | 13,3 |
WiZink | 16 | 11,4 |
Santander Consumer | 15 | 10,5 |
Cetelem | 10 | 7,6 |
Cofidis | 10 | 7,6 |
Novo Banco | 8 | 5,7 |
ActivoBank | 6 | 4,8 |
Oney | 5 | 3,8 |
Santander Totta | 5 | 3,8 |
Credibom | 4 | 2,9 |
Fonte: Portal da Queixa
Ontem, o Banco de Portugal (BdP) divulgou o relatório de supervisão comportamental referente a 2019 e concluiu que os depósitos bancários (32,5%), crédito aos consumidores (24,7%) e crédito à habitação e hipotecário (11,6%) correspondem aos produtos e serviços bancários mais reclamados no país.
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