[weglot_switcher]

Russia levanta proibição ao serviço de mensagens ‘Telegram’

No início desta semana, foi relatado que várias agências governamentais pediram à Roskomnadzor – regulador de media e internet da Rússia, que levantasse a proibição formal do Telegram para permitir que este fosse usado legalmente.
18 Junho 2020, 15h17

O serviço de mensagens Telegram estava banido na Rússia (país onde foi desenvolvido) desde abril de 2018, depois da empresa ter recusado o acesso das agências de segurança russas aos dados da aplicação. O governo russo anuncia agora o levantamento das restrições à sua utilização no território, segundo o “The Independent”.

As autoridades russas lutaram durante dois anos para impor a proibição ao Telegram, ao mesmo tempo que o serviço de mensagens adotava um conjunto de estratégias para ocultar o tráfego atrás de endereços móveis de IP (Internet Protocol). Nas várias tentativas, por vezes desajeitadas, de bloquear o acesso, os reguladores acabaram por desativar grandes partes da Internet no país, incluindo bancos e até o Gmail.

No início desta semana, foi relatado que várias agências governamentais pediram à Roskomnadzor – regulador de media e internet da Rússia, que levantasse a proibição formal do Telegram para permitir que este fosse usado legalmente.

A Roskomnadzor disse que foi possível reverter a proibição depois da “disposição” demonstrada pelo Telegram em ajudar nos esforços para combater o terrorismo e o extremismo no país.

No início de junho, Pavel Durov, fundador do Telegram, disse que sua a equipa tinha desenvolvido maneiras de ‘capturar e excluir conteúdo extremista e terrorista’ da aplicação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.