[weglot_switcher]

Trio de presidências da União Europeia assina declaração conjunta para cooperação nos transportes

Este triunvirato de presidências – Alemanha, Portugal e Eslovénia – inicia-se a 1 de julho de 2020 com o lema ‘Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível’.
Cristina Bernardo
23 Junho 2020, 20h08

O trio de presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – assinou esta terça-feira, dia 23 de junho, uma declaração conjunta para concretizar uma cooperação no setor dos transportes. Este triunvirato inicia-se a 1 de julho de 2020 com o lema ‘Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível’.

“Hoje, na videoconferência inaugural, os três ministros assinaram uma declaração conjunta, que será a base para a cooperação no setor dos transportes nos próximos dezoito meses. Para além de tópicos sobre como lidar com a crise do coronavírus, lições aprendidas e consequente recuperação, a questão principal do Trio de Presidências é a mobilidade sustentável e inovadora”, sublinha um comunicado do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

De acordo com esse documento, “em relação ao ‘Pacto Ecológico Europeu’, o trio está comprometido em colocar uma maior ênfase na inovação, contribuindo desta forma para uma recuperação económica e sustentável”.

“A este respeito, apoiar o alargamento do mercado e a facilidade de uso de combustíveis alternativos será uma das prioridades”, salienta o referido comunicado.

O ministro Pedro Nuno Santos sublinhou a importância da ferrovia como o modo de transporte do futuro: “Irá ajudar-nos a atingir uma melhor conectividade em toda a Europa, enquanto protegemos o ambiente a lutamos contra as alterações climáticas”.

“Aguardo com expectativa trabalhar com os nossos amigos alemães e eslovenos nos próximos dezoito meses – trabalhar juntos num sistema de transportes mais sustentável, inovador, resiliente e acessível, para melhor ligar pessoas e negócios em todas as áreas geográficas da União”, confidenciou Pedro Nuno Santos.

Por seu turno, o ministro federal alemão, Andreas Scheuer, disse que, “nos próximos dezoito meses, iremos formar uma equipa forte com Portugal e Eslovénia”. “Juntos, iremos lançar um verdadeiro impulso inovador para uma mobilidade sustentável. Particularmente, atribuímos grande importância ao reforço do transporte ferroviário. Neste setor, conseguimos atingir imenso ao interligar mobilidade e digitalização. O sistema de acoplamento automático a nível europeu permitiria, por si só, a uma enorme poupança de tempo e a uma maior flexibilidade”, defendeu.

Por fim, o ministro esloveno, Jernej Vrtovec, considerou que “a prioridade principal para a Eslovénia é tornar a mobilidade mais ecológica e facilitar o transporte transfronteiriço dentro da UE e com os países nossos vizinhos, especialmente com os países dos Balcãs Ocidentais”.

“Neste âmbito, a Eslovénia irá focar-se na mobilidade elétrica, na facilitação do transporte transfronteiriço entre os Balcãs Ocidentais e a UE, na revisão da regulamentação dos TEN-T [Redes Transeuropeias de Transportes] e naturalmente iremos ter em conta outros dossiers no domínio da mobilidade sustentável, inteligente e ecológica, da aviação, da ferrovia, etc. e, evidentemente, medidas relativas à Covid-19, conforme necessário”. assegurou este responsável.

Jernej Vrtovec também destacou a declaração do trio que aborda a prioridade principal da União Europeia e dos três países e servirá como uma orientação comum para as presidências no próximo ano e meio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.