A consequência da retoma do futebol sem público nos estádios tem sido o aumento de telespectadores que assistem aos jogos, impulsionando assim as receitas dos patrocinadores que, segundo o portal “Palco23”, geram por encontro até 2,2 milhões de euros.
Apesar das receitas provenientes das bilheteiras serem uma parte importante do financiamento dos clubes, a expectativa provocada pela pandemia de Covid-19 aliada ao confinamento, fez com que as receitas publicitárias aumentassem.
De acordo com o relatório elaborado pela Nielsen Sports, as marcas que têm visibilidade ao nível do relvado, podem gerar entre 200 mil libras (221 mil euros) a 600 mil libras (663 mil euros). Estes valores são significativamente mais altos quando comparados às publicidades expostas nas laterais do relvado.
“O conceito chave é que, enquanto a visibilidade na televisão é dinâmica, a visibilidade nas placas publicitárias nos estádios é estática”, explica a Nielsen no relatório.
A presença de publicidade nas costas da camisola e atrás das balizas representam um valor de marca entre 70 mil libras a 200 mil libras (entre 77 mil euros a 221 mil euros) por partida, enquanto que no pontapé de canto a visibilidade gera para as marcas entre 100 mil libras a 300 mil libras (110 mil euros a 331 mil euros).
No total, com todas as publicidades visíveis a partir da televisão, as marcas vão conseguir gerar entre 700 mil libras (773 mil euros) a dois milhões de libras (2,2 milhões de euros) por cada encontro. Algo que poderá ajudar os clubes a angariar mais patrocínios e, consequentemente, mais receita.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com