A Infraestruturas de Portugal publicou hoje, dia 29 de junho, em Diário da República, dois concursos públicos de investimento na modernização da linha ferroviária de Sines, de ligação entre Sines e a linha do Sul, no valor conjunto de cerca de 40 milhões de euros.
“Um dos concursos visa a contratação da empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul, num investimento estimado em 33,6 milhões de euros. que tem como principais objetivos eliminar os atuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na linha de Sines”, revela um comunicado da gestora da rede ferroviária nacional.
De acordo com esse documento, “a empreitada consiste na modernização do atual canal ferroviário da linha de Sines, troço entre Ermidas do Sado e Sines, englobando, genericamente, trabalhos de via férrea; terraplenagem; drenagem; obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores; restabelecimentos; construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes; instalações fixas de tração elétrica; infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações; RCT+TP; serviços afetados; medidas de minimização”.
“No âmbito da presente empreitada está prevista a substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao quilómetro 141 e a alteração do ‘layout’ da estação de São Bartolomeu da Serra por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração”, adianta a IP, acrescentando que se prevê igualmente “a supressão das passagens de nível da Abela (Estrada N390) e da Subestação de Santiago do Cacém (Estrada N121), aos quilómetros 143+904 e 153+022, respetivamente, com a construção de obras de arte correntes e restabelecimentos”.
A IP anuncia que foi também publicado o concurso para a contratação dos serviços de fiscalização, coordenação de segurança em obra e gestão técnica das empreitadas de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul, no valor de seis milhões de euros.
“Trata-se de uma contratação complementar para a realização de serviços de acompanhamento, imprescindíveis para garantir a boa execução dos trabalhos desenvolvidos na empreitada de modernização”, justifica a IP.
Segundo os responsáveis da gestora da rede ferroviária nacional, “o projeto global da ‘Ligação ferroviária Sines-Elvas’, inserida no Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes (TEN-T), tem por objetivo modernizar a infraestrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora-Elvas, estabelecer uma ligação direta entre Sines e Badajoz em oposição ao trajeto atual”.
Os investimentos para a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a linha do Sul têm uma taxa de cofinanciamento de 85%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com