[weglot_switcher]

Fisco alerta para emails falsos sobre “erro” no IRS a favor do contribuinte que devem ser ignorados (com áudio)

No portal das Finanças, o fisco diz ter conhecimento de que “alguns contribuintes” têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes de endereços duvidosos. A Autoridade Tributária (AT) alerta que estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas.
Alerta_Seguranca_Phishing_AT_20210513
14 Maio 2021, 12h23

A Autoridade Tributária (AT) emitiu um novo alerta sobre correio eletrónico falso enviado em seu nome a contribuintes, nomeadamente sobre consulta IRS, apelando para que sejam ignorados tais mensagens e que não se carregue no link malicioso.

Nos falsos emails da AT que estão a ser enviados aos contribuintes é dito que “na pré-análise do IRS de 2020 foi detetada uma irregularidade, a seu favor, no valor de €213,22. Este valor deve-se a um erro informático na fórmula de cálculo aplicada em 2020 sobre o IRS de 2019”, acrescentando que “de modo a garantir que o valor é considerado para efeitos de cálculo do IRS em vigor por favor confirme, utilizando as suas credencias, no link em baixo”.

No portal das Finanças, o fisco diz ter conhecimento de que “alguns contribuintes” têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço autoridade_tributaria@suporteemail.online nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido e que sejam introduzidas as credenciais de acesso ao portal das Finanças.

Depois de facultar um exemplo do corpo da mensagem, adverte que estas mensagens “são falsas e devem ser ignoradas“, e que o seu objetivo é convencer o destinatário a “aceder a páginas maliciosas” carregando nos links sugeridos. “Em caso algum deverá efetuar essa operação”, alerta a AT, recomendando ainda a leitura do folheto informativo sobre segurança informática disponível no portal das Finanças.

Os alertas do Fisco sobre sms ou emails falsos é cada vez mais frequente e, ainda em março, alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas com o endereço “portal das finanças”, pedindo também aos contribuintes para não abrirem o ‘link’ sugerido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.