Paulo André, Managing & Audit Partner, e Vânia Graça, Audit Director, destacam como principais desafios da Consultoria para o ano 2020:
Para a equipa do departamento de Consultoria Fiscal, Preços Transferências & Incentivos, liderada por Tiago Almeida Veloso, Partner, João Aranha, Partner e José Freitas, Associate Partner os principais desafios da consultoria em 2020 passam por:
Carlos Morgado, Corporate Finance Partner, destaca como principais desafios da consultoria a automatização como um dos temas de maior atualidade, estando ainda por definir, ao nível da consultoria financeira especializada o alcance total da sua aplicabilidade. Subsiste assim o desafio de automatizar processos (incrementando a eficiência e eficácia dos serviços prestados) mantendo a componente humana onde a mesma terá maior valor acrescentado. Outro desafio relevante consiste na adaptação da oferta de trabalho às expetativas das gerações mais jovens cuja hierarquia de necessidades implica uma alteração no paradigma laboral, valorizando-se aspetos mais qualitativos (e.g. experiência) em detrimento da componente quantitativa (i.e. remuneração).
Para José Pedro Gonçalves, GRC & IS Audit and Advisory Partner, os desafios da consultoria passarão por:
Edgar Francisco, IT Solutions Associate Partner, dstaca como principais desafios a digitalização de processos (Acesso permanente a ferramentas de trabalho com aplicações dedicadas ou em cloud permitindo trabalhar a partir de qualquer hora e local, otimizando custos e flexibilidade que leva a uma organização mais sustentável (Empresas rápidas e ágeis)); o contacto com o cliente (Nesta nova era de digital o grande desafio é manter o contacto com cliente, desenvolver mais proximidade e mostrar disponibilidade para apresentar novas soluções.) e a otimização software gestão ERP (Até ao dias de hoje um software de gestão tinha como objetivo dar resposta a processos de negocio de uma empresa, hoje em dia a acessibilidade agilidade e fluidez são fundamentais permitindo ganhar tempo para outras tarefas).
Tiago Dias, Outsourcing Director da Baker Tilly em Portugal, destaca a Inovação e Modernização, um dos principais desafios é inovar para promover a otimização de processos. Atualmente existem diversas ferramentas que permitem a desmaterialização e a automatização de processos, no entanto é preciso interpretar os resultados. Outro desafio será o Service Level Agreement (SLA), é imprescindível manter o nível de serviço contratado para criar valor junto dos clientes, e assim construir uma relação duradoura com a prática de honorários justos. E, por último, o capital humano é o sucesso de qualquer consultora. É preciso responder às expectativas de cada trabalhar e encontrar o “work-life-balance”.
A equipa Baker Tilly em Portugal
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Baker Tilly.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com