[weglot_switcher]

Funchal assina protocolo de 12 mil euros para manter acervo do Núcleo Museológico de Arte Popular

Desde o mês passado, a Câmara do Funchal também tem vindo a apresentar uma websérie sobre o núcleo em causa e o tema da arte popular nos seus canais oficiais, no âmbito do programa municipal “A Cultura que nos Une”.
30 Julho 2020, 15h00

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a Vereadora da Cultura, Madalena Nunes, assinaram, esta semana, um protocolo com vista à atribuição de um apoio anual de 12 mil euros da Autarquia ao Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova.

O apoio destina-se à manutenção do acervo do Núcleo Museológico de Arte Popular, património do referido Grupo e localizado no Centro Cívico de Santa Maria Maior.

Miguel Silva Gouveia considera que a manutenção do acervo é “do maior interesse para a cidade. Este núcleo localiza-se no Funchal desde a sua criação, é aqui que tem crescido graças ao trabalho notável do Grupo em geral, e do Danilo Fernandes [Presidente] em especial, pelo que nos cabe não só acarinhar e preservar este património material e imaterial, como promovê-lo junto de todos os madeirenses e de todos aqueles que visitam o Funchal, porque este constitui uma parte importante da nossa história comum”.

O espaço museológico em causa foi constituído para mostrar o que é a arte popular madeirense, não só através das peças, como de uma extensa documentação recolhida e investigada desde a década de 1990, e que resultou em vários cadernos disponíveis ao público. Desde o mês passado, a Câmara do Funchal também tem vindo a apresentar uma websérie sobre o núcleo em causa e o tema da arte popular nos seus canais oficiais, no âmbito do programa municipal “A Cultura que nos Une”.

Nesta série estão a ser abordados os trajes tradicionais, as ferramentas de linho e lã, os utensílios das cerealíferas e os transportes braçais e de tração animal.

No próximo dia 5 de agosto, pelas 19h, será, por sua vez, transmitido o episódio final na página oficial de facebook da CMF, abordando o tema dos brinquedos tradicionais, sempre a partir do espaço existente no Núcleo Museológico, onde todos os episódios foram gravados, com a participação do Presidente do grupo, Danilo Fernandes.

Miguel Silva Gouveia reforça que “a parceria da Câmara Municipal com o Grupo tem sido avivada nos últimos anos, com a aquisição de livros de investigação para serem divulgados junto do público escolar, e apoio financeiro à realização da Semana Europeia do Folclore, entre outros, além das habituais contratações para a participação em eventos camarários. Esta é, por isso, a afirmação de uma parceria de sucesso, e o projetar de um legado que ficará para as próximas gerações”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.