[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que vai marcar a atualidade esta quarta-feira

Esta quarta-feira, os CTT apresentam os resultados referentes ao segundo trimestre. Eurostat e INE preparam-se para divulgar os dados referentes ao emprego na zona Euro e em Portugal no mesmo período.
5 Agosto 2020, 07h40

A época de resultados das cotadas continua e esta semana uma das divulgações irá em foco será a dos Correios de Portugal (CTT). No primeiro trimestre a empresa liderada por João Bento teve um lucro líquido de 3,7 milhões de euros, uma quebra ligeira de 0,4% em termos homólogos, mas o Banco CTT apresentou um resultado positivo pela primeira vez na sua história.

Nessa altura, a empresa já informara que “a pouco clara noção sobre a gravidade da crise da Covid-19” levou à decisão reverter a distribuição de dividendos de 0,11 euros por ação. A divulgação dos resultados será a ocasião para os CTT demonstrarem o impacto da crise na empresa, especialmente no correio tradicional. Por outro lado, a empresa explicou numa apresentação em julho que as medidas de confinamento adotadas para combater a pandemia tiveram um impacto profundo na aceleração do recurso ao e-commerce em Portugal, com o tráfego a mais que duplicar entre abril e junho.

Emprego no segundo trimestre

Logo pela manhã, o Eurostat vai divulgar os dados referentes ao emprego no segundo trimestre na zona euro e na União Europeia, seguindo-lhe, às 11 horas, as estatística do INE sobre o emprego em Portugal no segundo trimestre.

Em fevereiro, o INE dava conta de uma queda da taxa de desemprego para 6,4%,o que representa menos 0,4 pontos percentuais do que no mês anterior e de 0,1 pontos percentuais em relação ao mês homólogo do ano passado.

Comparando com janeiro, a população desempregada diminuiu em 20.400 pessoas (menos 5,8% do que em janeiro de 2020 e menos 1,4% do que no mês homólogo do ano passado), mas também a população empregada diminuiu em 18.400 pessoas (menos 0,4% do que no mês anterior e menos 0.2% do que em fevereiro de 2019).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.