O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje no Twitter o acordo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos para o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos os estados. O compromisso faz parte do acordo de paz para o Médio Oriente que a administração Trump procura conseguir.
Os Emirados Árabes Unidos tornam-se assim o primeiro país árabe do Golfo e um de apenas três estados de maioria árabe a estabelecer laços diplomáticos com Israel, recorda a Associated Press.
Trump apelidou o acordo de “histórico” e mostra-se confiante que este passo impulsionará outros estados árabes a estabelecerem relações cordiais e bilaterais com Israel. Parte do acordo implica a suspensão da anexação de áreas da Cisjordânia, algo que o povo palestiniano reivindicava face à intenção mostrada pelo executivo de Netanyahu de expandir os colonatos israelitas na região. Por outro lado, a Palestina há muito contava com o apoio de estados árabes como os Emirados Árabes Unidos, a quem sempre apelou que não estabelecessem ligações diplomáticas com Israel.
HUGE breakthrough today! Historic Peace Agreement between our two GREAT friends, Israel and the United Arab Emirates!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 13, 2020
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com