O Ministério da Saúde de Espanha está a considerar reduzir algumas restrições. A informação foi revelada, esta segunda-feira, por Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alerta e Emergências de Saúde (CCAES), que anunciou que “é muito possível” que o uso de máscaras de exterior seja reduzido “em poucos dias”.
“Não vou apresentar uma data, mas é verdade que poderá não demorar muito até que sejam feitas propostas claras para remover a máscara em situações específicas”, disse Simón, acrescentando que “isso não significa que o resto das medidas não sejam mantidas”. O relaxamento das restrições, segundo Simón, vai depender da evolução da incidência acumulada.
“Não é bom avançar com datas, mas situações. Dentro de um mês vamos ter números muito favoráveis para a redução de muitas medidas. Algumas podem ser reduzidas mais cedo, desde que outras sejam mantidas”, garantiu.
Esta segunda-feira a Espanha apontou que registou 152 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. A última vez que a Espanha obteve valores semelhantes foi a 30 de março. Portanto, os diagnósticos estavam a subir lentamente no que tem sido uma quarta onda muito mais moderada.do que as anteriores. Para o cálculo do risco, outras variáveis também são tinhas em consideração, como a ocupação da UTI, que permanece de alto risco: são 18,6% das camas ocupados por pacientes com covid.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com