Apesar da atual crise pandémica e política que assola o Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido) conseguiu ver a sua taxa de aprovação atingir máximos desde o inicio do mandato.
De acordo com o Datafolha, citado pela “Folha de São Paulo”, esta sexta-feira, 37% dos brasileiros consideram o Governo Bolsonaro “bom” ou “ótimo”, mais cinco pontos percentuais do que no anterior levantamento, na última semana de junho.
A contrastar com este aumento surge o recuo na taxa de reprovação. Segundo o gabinete de estatísticas brasileiro, verificou-se uma queda de 10% daqueles que consideravam Jair Bolsonaro como “mau” e “péssimo”, situando-se agora nos 34%. Já a amostra de brasileiros inquiridos que consideram o Executivo “regular” assente nos 27% (no final de junho eram 23%).
Esta melhoria da opinião pública em relação ao presidente brasileiro deve-se, segundo a análise do diário brasileiro, à moderação das “suas declarações contra adversários e parou de dar corda a apoiantes radicais que o esperam à porta do Palácio da Alvorada”. A “Folha de S. Paulo” refere ainda que “o programa de auxílio emergencial à população mais carente” foi outro fator importante.
Esta taxa surge numa altura em que o Brasil enfrenta um forte impacto da Covid-19 no país, sendo atualmente o segundo país com mais mortes registadas (mais de 105 mil) e o segundo com mais casos confirmados (perto de 3,5 milhões). Tal como os milhões de diagnosticados, também Jair Bolsonaro confirmou ser portador do vírus semanas depois do segundo ministro da Saúde ter apresentando a demissão.
Com o pedido de demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde, subiu para sete o número de ministros que deixaram o governo de Jair Bolsonaro desde o início do mandato, em 2019. Entre os que romperam com o governo, cinco saíram dos cargos após conflitos com o Planalto, entre eles Sérgio Moro que ocupava a pasta da Justiça e Segurança Pública.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com