O Funchal vai apresentar uma candidatura para Capital Europeia da Cultura em 2027, avançou o presidente da autarquia, Miguel Gouveia. O autarca recebeu na passada terça-feira o Comissário-geral para a participação de Portugal na Exposição Mundial de 2020, Celso Guedes de Carvalho, referindo que a candidatura será um dos projetos estruturantes para a cidade em 2021 para além da conclusão da obra do Matadouro, que se irá transformar num espaço de criatividade, empreendedorismo e inovação social.
“Estes são dois projetos que poderão ser levados ao conhecimento do mundo, num palco de excelência como é a Expo Mundial no Dubai, acompanhados por todas as valências económicas que esta cidade possui, e que são sobejamente conhecidas, nomeadamente na atração de investimento direto estrangeiro. No fundo, temos a oportunidade de mostrar lá fora, tudo o que de bom tem vindo a ser desenvolvido pelo Município do Funchal nos últimos anos”, acrescenta o autarca.
O autarca referiu que a reunião com Celso Guedes de Carvalho serviu para fazer uma atualização da programação da Expo 2020, que teve que ser adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus covid-19, onde o Funchal irá estar representado, num evento onde se pretende mostrar “o que de melhor a cidade tem para oferecer em termos económico, cultural e turístico”.
A Expo 2020 Dubai vai realizar entre 1 de outubro de 2021 e o dia 31 de março de 2022. “Esperamos que dentro de um ano, o contexto em que vivemos de crise de saúde publica já esteja ultrapassado e que se possa desta forma, num dos mais importantes eventos internacionais, voltar a projetar o Funchal no mundo”, sublinhou Miguel Gouveia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com