O fundo sueco EQT IX afirmou que comprou a plataforma Idealista, num negócio que ascendeu a 1.321 milhões de euros, avança o “Cinco Días”.
Com a compra, o fundo comprometeu-se a apoiar o crescimento do portal presente em Portugal, Espanha e Itália, aumentando a presença nos principais mercados e consolidar a posição como líder de mercado.
De acordo com a publicação, a administração do Idealista vai continuar a liderar a empresa, e o CEO e fundador da plataforma, Jesús Encinar, vai permanecer no cargo. O fundo Apax, que entrou na participação da empresa em 2015 ao comprar 80% das ações por 273 milhões de euros, conseguiu multiplicar o seu investimento por cinco.
A operação anunciada esta quinta-feira, 10 de setembro, é a maior venda de um portal criado inteiramente pela Internet e gerido em Espanha.
A Idealista Internacional fechou o ano de 2019 com um lucro líquido de 37,06 milhões de euros, cerca de 156,3% acima do valor do ano anterior. Após os impostos, a empresa revelou um resultado de 14,46 milhões de euros. Atualmente, o portal imobiliário conta com 40 mil clientes e 38 milhões de visitantes mensais únicos.
Durante os últimos meses, as conversas relativamente à aquisição do portal aconteceram através de videoconferência devido à pandemia da Covid-19, terminando na manhã da passada quarta-feira e anunciada esta quinta-feira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com