Esta quarta-feira dá-se inicio à 19.ª Semana Europeia da Mobilidade, a campanha anual da Comissão Europeia que promove uma mobilidade urbana limpa, sustentável e sem emissões de gases nocivos.
Para a edição deste ano, que decorre de 16 a 22 de setembro, a organização conta já com com a participação de milhares de cidades em mais de 40 países. Portugal, que é um participante pontual e recorrente, soma 65 as cidades portuguesas inscritas nesta iniciativa, de Norte a Sul do país, incluindo as Regiões Autónomas.
Entre as iniciativas incluem-se o já famoso dia sem automóveis, em que as ruas estão fechadas ao tráfego motorizado e abertas para peões e transportes alternativos (bicicletas ou trotinetes elétricas).
Além disso, em cooperação com a campanha, a rede europeia de forças policiais de trânsito (ROADPOL) está a organizar uma nova campanha de segurança rodoviária — as Jornadas da Segurança ROADPOL. As forças policiais nacionais vão registar o número de mortes na estrada em 17 de setembro, com o objetivo de atingir zero mortes nesse dia.
Este ano, o tema “mobilidade sem emissões para todos” reflete não só os ambiciosos objetivos do Pacto Ecológico Europeu de um continente que ambiciona ser neutro em termos de emissões de carbono até 2050, mas também a importância, muitas vezes ignorada, da acessibilidade aos transportes sem emissões.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com