A prova rainha do ciclismo esteve em risco de não se realizar fruto da pandemia de Covid-19, mas uma vez na estrada o público aderiu em massa através da televisão batendo o recorde de audiências. Foram 40 milhões os telespectadores que assistiram à competição de ciclismo mais conhecida do mundo, mais sete milhões do que em 2019, segundo o portal “Palco 23”.
Através dos canais France2 e France3, a prova rainha do ciclismo que aconteceu entre os dias 29 de agosto e 20 de setembro atraiu uma audiência recorde comparativamente a anos anteriores segundo a organização, conseguindo captar um total de 40 milhões de espectadores.
Outra das novidades, foi a adesão de público mais jovem, com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Esta franja da população que assistiu ao ‘Tour’ representa 55% da audiência total, mais 25% do quem em 2019.
A média de audiência por etapa fixou-se nos 3,5 milhões de espectadores, número que representou 36% da audiência total. A etapa que ligou a cidade de Lyon a Grran Colombier foi a que concentrou mais atenção do público que assistiu de casa, um total de 6,3 milhões de espectadores ao mesmo tempo.
Em termos de audiência digital, o portal ‘Tour de France’ teve 14,5 milhões de visitantes únicos com 202 milhões de visualizações de página, enquanto a aplicação oficial teve um milhão de utilizadores ativos. Nas redes sociais, o ‘Tour’ ganhou mais 700 mil seguidores em apenas três semanas, alcançando uma comunidade de 8,7 milhões de fãs que assistiram a 77,6 milhões de vídeos.
Finalmente, o jogo ‘Tour de France Fantasy by Tissot’ teve 60 mil jogadores a mais do que no ano passado, alcançando 192 mil utilizadores que jogaram uma média cinco minutos e doze segundos por dia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com