A primeira fase de vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira, 28 de setembro, em todo o país. Idosos residentes em lares, profissionais de saúde e grávidas são a prioridade.
Para esta campanha, o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza 335 mil doses. Para evitar saídas e minimizar o risco, os idosos residentes em lares serão vacinados no próprio local por enfermeiros que se deslocarão às próprias instituições.
Depois desta primeira fase, a vacinação será alargada, a partir do dia 19 de outubro e vai incluir outros grupos de risco, nomeadamente as pessoas com mais de 65 anos e aqueles com doenças crónicas. Este ano também têm acesso à vacina sem pagar as pessoas imunodeprimidas e os estudantes em estágios clínicos.
A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou, dia 18 de setembro, durante a conferência de imprensa diária sobre o impacto da Covid-19 no país que este ano foram adquiridas mais de dois milhões de doses a duas duas empresas diferentes. Uma das firmas antecipou a entrega da encomenda e forneceu 150 mil doses às administrações regionais de saúde, aos Açores e Madeira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com