O Governo espanhol prevê para o início de outubro uma atualização do cenário macroeconómico para 2020 que poderá resultar numa quebra do PIB para um valor que pode oscilar entre 10 e 11%, avança este domingo o jornal “Expansión”.
O executivo liderado por Pedro Sánchez irá aproveitar esta revisão em alta para atualizar novos objetivos referentes ao défice e dívida pública mas também na definição de um novo teto de gastos não financeiros.
Fontes governamentais são citadas pelo “Expansión” no sentido de garantir que estes serão os passos que o Governo vai dar ao longo do mês de outubro, no sentido de definir o Orçamento do Estado de 2021.
Na última vez que o executivo de Pedro Sánchez atualizou o quadro macroeconómico foi em maio, quando remeteu para Bruxelas o Plano de Estabilidade 2020-2023. Neste quadro, previa-se uma queda do PIB de 9,2% este ano e de 6,8% em 2021.
Relativamente ao desemprego, as últimas previsões do Governo espanhol apontavam a uma subida da taxa de desemprego para 19% este ano e uma moderação de 17,2% em 2021.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com