[weglot_switcher]

Novo plano de estímulos económicos anima Wall Street

O pacote de estímulos, no valor de 2,4 biliões de dólares, tem várias ajudas, incluindo benefícios para os desempregados, pagamentos diretos e medidas de apoio às pequenas e médias empresas.
A trader wears glasses that say “2017” ahead of the new year on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) in Manhattan, New York City, U.S., December 30, 2016. REUTERS/Stephen Yang
28 Setembro 2020, 21h21

A bolsa de Nova Iorque encerrou esta segunda-feira em terreno positivo. O sentimento do mercado foi impulsionado pelas declarações da ‘speaker’ da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, que, na véspera, disse que o Partido Democrata está a trabalhar num novo pacote de estímulos económicos de 2,4 biliões de dólares.

Em agosto, as negociações entre a ala democrata e a administração de Donald Trump não chegaram a bom porto, mas o secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que já foram reiniciadas.

O pacote tem várias ajudas, incluindo benefícios para os desempregados, pagamentos diretos e medidas de apoio às pequenas e médias empresas.

Os índices beneficiaram deste ambiente e o industrial Dow Jones valorizou 1,51%, para 27.584,06 pontos; o S&P 500 avançou 1,66%, para 3.353,10 pontos; e o Nasdaq ganhou 1,87%, para 11.117,52 pontos.

O setor bancário beneficiou com as declarações de Nancy Pelosi. O JPMorgan Chase, o Cititgroup e o BoFA subiram mais de 3%.

Destaque para a valorização das companhias aéreas, com a Delta Air Lines e a United AirLines a subiram mais 6%. As notícias que deram conta que os pilotos da united aceitaram reduzir as horas de trabalho para evitar o despedimento foram bem recebidas pelo mercado.

Na tecnologia, os ‘pesos-pesados’  — Apple, Amazon, Alphabet, dona da Google, e Facebook — encerram a sessão em alta. Destaque para a subida de 3,19% da Uber depois de ter conseguir licença para operar em Londres na sequência do recurso contra uma decisão da autoridade de transportes da capital de Inglaterra.

Nas matérias-primas, o Brent avança 1,04%, para 42,85 dólares e, nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate sobe 0,82%, para 40,58 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.